O Futuro do mercado de energia está cada vez mais próximo

O avanço tecnológico e os compromissos climáticos globais vêm impactando fortemente o setor de energia. Aliado a isso, o mercado consumidor vem se tornando cada vez mais exigente, apesar da pouca liberdade de escolha quando o assunto é compra de energia elétrica.

E para ajudar a esclarecer alguns desses pontos, convidamos Cláudio Ribeiro, CEO na 2W Energia para uma breve reflexão sobre o futuro do mercado de energia e como esse futuro pode estar cada vez mais próximo de você.

Quando falamos em futuro, imediatamente nos vem à mente tecnologia. Dentro do setor de energia acabamos adotando a tecnologia na digitalização de processos, produtos e serviços, tornando-os ainda mais conectados às demandas do mercado consumidor. Por essa razão, “a digitalização vem aproximando o consumidor de energia do segmento e isso é importante, pois, quanto mais o consumidor tiver interface e proximidade com os elos da cadeia (geração principalmente) mais produtos serão desenvolvidos.” destaca Cláudio Ribeiro.

 

Avançando na nossa reflexão, é difícil pensar num futuro que não seja sustentável, principalmente do ponto de vista ambiental. Os últimos debates nos mostram isso, em especial, as metas (ou ambições) apresentadas na COP26 que ocorreu em dezembro de 2021. Assim, a descarbonização passa a ser outro fator relevante para o futuro do mercado de energia se manter sustentável e competitivo.

 

Novas fontes de energia, como o hidrogênio verde; mais investimentos na cadeia do biogás e o mercado de carbono serão elementos chave para o avanço da descarbonização da matriz energética, não apenas nacional, mas global. Para o CEO da 2W Energia, com a transição energética, está havendo uma mobilização pela descarbonização, o que provoca uma aceleração pela geração através de fontes renováveis. Com a ampliação do mercado livre este tema passa a estar mais próximo dos pequenos e médios consumidores, o que inevitavelmente, provocará mais investimentos em geração renovável.

 

Apesar das perspectivas serem positivas, o setor elétrico ainda enfrenta alguns desafios que impedem a sua aceleração. Além de algumas barreiras jurídicas e regulatórias, Cláudio Ribeiro, CEO na 2W Energia, comenta que para ele, um dos principais desafios é justamente a falta de conhecimento do consumidor quando o assunto é mercado livre de energia. “Há uma grande oportunidade, com a ampliação do mercado e a entrada de novos consumidores, com mais transparência e opções em serviços, como educação, energia renovável, crédito de carbono, entre outros”, complementa Cláudio.

 

Quando se fala em liberalização do mercado de energia, as principais referências são Inglaterra, Portugal, Austrália e mais recentemente EUA e Alemanha. O Brasil vem caminhando a passos lentos. Mas como uma luz no fim do túnel, a boa notícia chegou em dezembro de 2021, em que a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a proposta apresentada pela PL 1917/15 que prevê a abertura total do mercado livre de energia. Com isso, os consumidores poderão ter a liberdade de contratar energia de outros fornecedores, e não apenas da distribuidora à qual estão conectados.

 

E falando em oportunidades queremos saber: como a 2W Energia vem gerando valor para os consumidores de energia? E quem, hoje, já pode se tornar um cliente 2W?

 

Todos os consumidores de energia que consomem acima de 1MW (ou 1000 kW) já podem ser livres (se ligados em média e alta tensão). Além disso, consumidores com consumo acima de 500 kW, também já podem migrar para o mercado livre desde que contratem sua energia a partir de fonte renovável. Então se a sua empresa, empreendimento ou condomínio se encaixa nessas características, a 2W Energia pode ser seu match perfeito.

 

Com uma ampla oferta de produtos customizados, que vai desde geração à comercialização de energia, somada à uma rede conveniada com mais de 1200 consultores de energia, a 2W Energia vem educando e informando o consumidor do futuro com economia garantida, segurança e energia 100% limpa. Para saber mais sobre a 2W Energia acesse: https://2wenergia.com.br/