Até 2050, quase 70% da população mundial viverá em áreas urbanas, em comparação com os 55% atuais, o que representará mais 2,5 bilhões de habitantes urbanos. E no Brasil esta proporção é ainda maior. Essa perspectiva destaca os imensos desafios enfrentados pela qualidade de vida, moradia, transporte e saúde nas cidades, bem como a acessibilidade fora delas.
Em 2012, fui nomeada chefe do projeto dos veículos elétricos da Renault no Brasil, o que foi um grande presente para mim. Três decisões ousadas marcaram a chegada dos carros elétricos da Renault: a primeira foi a escolha do modelo 100% elétrico sem passar pela transição do carro híbrido; a segunda foi apostar no modelo de um veículo popular para não se distanciar da nossa missão de trazer mobilidade para todos; e a terceira a chegada não de apenas um modelo mas sim de quatro, ou seja, uma gama sustentável. Trabalhamos em projetos inovadores com parceiros que acreditam e tem o mesmo foco de trazer uma mobilidade de qualidade para todos.
Neste campo da mobilidade, novos usos estão se espalhando, questionando o lugar e o status do automóvel. Cada vez mais, as pessoas estão mudando seus hábitos e consumidores menos interessados em possuir um veículo e sim ter acesso a um. O que representa claramente a tendência de uma mobilidade multimodal, inovadora, conectada, limpa e acessível.
Conduzi os 2 primeiros projetos de mobilidade como serviço na Renault do Brasil. O Renault Mobility que através de um aplicativo permite o compartilhamento dos carros da frota interna com os colaboradores para uso pessoal e profissional e o projeto em parceria com a MRV, que utilizava dois veículos 100% elétricos da Renault para uso compartilhado por moradores de um condomínio de Belo Horizonte. O projeto também utiliza o aplicativo Renault Mobility para gerenciar os empréstimos.
MOBILIDADE SUSTENTÁVEL COMO SOCIAL BUSINESS
O carro sempre foi um vetor de transformação social, sendo assim, a montadora tem um papel muito importante como agente propositivo. E a Renault, desde 2010, assumiu o seu papel para atuar em outras frentes, além da área principal de desenvolver, produzir e vender veículos. É através do Instituto Renault e sua estratégia mundial “Mobilize” que definimos um objetivo claro de ampliar de forma sustentável e exponencial o impacto de negócios sociais que respondam as necessidades de inclusão e mobilidade sustentável no país.
Através de uma rede, buscamos negócios sociais que possam impactar positivamente a vida das pessoas e os apoiamos através do nosso Instituto e da nossa rede de parceiros.
Em 2019, com muito orgulho liderei dois projetos de mobilidade sustentável os quais me enchem de orgulho: o OrniTwizy e o ZéZapp:
O primeiro está ligado ao Renault Experience, programa que tem levado a cultura do empreendedorismo e inovação a mais de 40.000 universitários de todo o país. Em 2019, uma das categorias deste programa desafiava os alunos a criarem um projeto de veículo elétrico com o propósito de tornar nossas cidades melhores, mais inclusivas e mais inteligentes.
O campeão nível mundial foi o OrniTwizy, um veículo elétrico totalmente adaptado a pessoas com deficiência, desenvolvido por uma equipe da universidade FEEVALE do Rio Grande do Sul e acelerado em Curitiba pelo programa do Instituto Renault.
O segundo projeto chama-se ZéZapp, e ele nasceu no coração de uma inspiradora mulher chamada carinhosamente de Tia Dag, presidente da Casa do Zezinho em São Paulo.
O principal objetivo desta startup social é atender através de um aplicativo, as comunidades de São Paulo que hoje não são contempladas pelos serviços de entrega. Tivemos a honra de acelerar esta startup e ceder um veículo utilitário 100% elétrico para realizar as entregas. Ou seja, além da inclusão o projeto ainda conta com a pegada de carbono neutralizada pelo carro elétrico.
O futuro pede ousadia e as mulheres têm um papel muito importante para nos colocarmos nesse lugar de inovação. Há pouco tempo, jamais imaginaríamos que as pessoas compartilhariam seus bens como vemos hoje; não visualizaríamos carros cada vez mais adaptados e autônomos. E essas ideias já são realidade.
As mulheres com a sua habilidade múltipla, capacidade agregadora, novas experiências e que tantas vezes precisam ousar em sua rotina para dar conta de todos esses papéis que desempenhamos vão levar as empresas a esses novos patamares. E isso acontecerá muito mais rapidamente se, ao nosso lado, tivermos homens comprometidos e que não enxergam esse movimento como uma competição, mas, sim, como oportunidade de gerarmos ainda mais crescimento e novas oportunidades para todos.
É fundamental que tenhamos mais mulheres nas instâncias de liderança, nas empresas, nas universidades, na política, pois, quanto mais mulheres ascenderem, maior a chance de a presença feminina crescer exponencialmente e a melhoria do resultado e da cultura, que hoje se vê em algumas empresas, seja expandida para as mais diversas áreas de gestão e manutenção de nossa sociedade.
Essa é a minha visão para o futuro, que exige de nós a capacidade de responder às necessidades das cidades e entregar soluções para que possamos oferecer uma mobilidade de qualidade para todo mundo, sem exclusão.
O que me move e me faz acordar todos os dias pela manhã para buscar uma forma de deixar as cidades mais inteligentes, voltadas para o ser humano, é enxergar a mobilidade como um vetor de transformação social capaz de revolucionar o amanhã!
Sobre Silvia Barcik:
Silvia Barcik possui 23 anos de experiência na indústria automobilística. Especialista em Mobilidade Urbana e Sistemas de Transporte para a América Latina. Responsável pelo lançamento do Veículo Elétrico e dos dois primeiros projetos de Mobilidade como Serviço na Renault Brasil. Líder do primeiro programa de desenvolvimento de startups da Renault. Ela é também Embaixadora de Smart Cities do Welcome Tomorrow com prêmios de Most Influential Women in Mobility by @Vulog & @Tapkey e Personalidade de Inovação do Ano 2019 @Topview. Ainda foi colaboradora no livro WTW Welcome Tomorrow da Editora Gente.